HOME

Drenagem BLOG | Mapa do Site

ProdutoProdutoEmpresaCertificadoContato

Como drenar seu jardim?
terça-feira agosto 18th 2009, 12:49 am
Filed under: Uncategorized

A chave para desenvolver e instalar um sistema de drenagem em seu quintal é se lembrar que a água deve poder ir da superfície do solo para o dreno que é enterrado.

Você sempre tem que se lembrar que os sistemas de drenagem é funcional porque a água deve fluir do ponto mais alto para o ponto mais baixo, então você deverá criar um sistema onde água será drenada para o ponto mais baixo do seu jardim.

  1. Com um pouco de areia marque o caminho onde ficará o dreno com faixas de 12,5 cm de largura ;
  2. Cave o caminho. A profundidade deve começcar em 40 cm e aprofundando na direção que você necessite que a água flua cavando mais 6 mm por metro de “vala para drenagem”. Para testar coloque um pouco de água e veja para onde ela flui;
  3. Assim que terminar de cabar a primeira vala, coloque 2 cm de pedras lisas, depois coloque um tubo de drenagem em PEAD de 7,5 cm de diâmetro sobre as pedras;
  4. Então coloque mais cerca de 7,5 cm de pedras lisas até o topo da vala. Então preencha o restante com a terra que você cavou anteriormente e sobre ela coloque a grama retirada.

Área marcada para abrir a vala

Recomendamos a leitura do artigo completo, porém ele está em inglês. No site de referência há muita informação para quem quiser implantar seu sistema drenagem no seu jardim.

Retiramos de:
http://www.gardenadvice.co.uk/howto/lawns/drainage/index.html


38 Comentários so far
Leave a comment

como e este tubo e onde encontrar.As pedras são as mesmas de concreto?

Comment by roberto 11.29.09 @ 1:54 am

Respondi por e-mail. As pedras podem ser as de brita já bem conhecidas, mas há outras opções para usar na drenagem.

Comment by admin 11.29.09 @ 10:07 pm

li o texto em ingles como indicado e entendi que devo fazer valas alinhadas a distancia de 125cm e cruza-las com valas menores preenchidas com areia lavada.
tudo ok é isso.

Comment by lairton moreira 12.19.09 @ 7:18 pm

Amigo, você primeiro precisa atentar que há necessidade de colocar o tubo dreno e brita, no caso está sendo indicado o tubo de 75mm, é importante ressaltar que a areia serve apenas para indicar o lugar onde será cavado. O sistema mais usado é: abrir a vala, colocar uma manta geossintética(que funciona como filtro) o tubo dreno envolto em brita, e fechar o geotêxtil de modo que não entre terra no sistema. Na parte superior deve-se recolocar a grama.

Comment by admin 12.21.09 @ 11:35 am

O meu terreno está desmoronando devido a grande quantidade de chuva e tambem tem algumas vertentes , o que posso fazer para terminar com tudo isso ? se puder me dar uma resposta agradeço

Comment by ana minussi 01.09.10 @ 10:26 pm

Assim de pronto não da para te passar uma receita de bolo já que outros fatores precisam ser analisados e seria muito importante conseguir um profissional para analisar o seu caso especifico. O que posso adiantar é que a drenagem é feita aproveitando a inclinação do terreno e ou se usa os tubos corrugados perfurados que passarão em uma vala por baixo da terra ou se abre uma vala aberta mesmo, tudo para que a água tem um meio mais fácil para correr e deixe de penetrar na terra que é a causa das erosões.

Comment by admin 01.09.10 @ 11:55 pm

Olá!
Tenho no fundo do meu quintal. um gramado onde está sempre vertendo água… Não sei o que fazer… Pode me ajudar, não sei a qual profissional devo procurar.
grata.

Comment by claudia cristina nascimento 03.18.10 @ 8:30 pm

Gostaria de saber se Srº conhece algum sistema de drenagem em terreos, com varas de bambu.

Comment by Gilbeto Helmer 03.25.10 @ 1:47 pm

Caro Sr Cezar eu realmente não conheço esse sistema.

Comment by admin 05.21.10 @ 2:49 pm

Você precisa chamar um engenheiro civil para analisar a sua situação. Podem existir diversas causas para o seu problema e só o profissional pode fazer a devida análise.

Comment by admin 05.21.10 @ 2:51 pm

o tubo de drenagem mencionado, é algum tubo específico para esta finalidade?
A manta geossintética pode se a “bidim”? Utilizei a manta em um sistema “simples” de drenagem (envolvi a brita na manta) porém a lama ficou acumulada na mesma e não obtive o resultado desejado. Foi utilizada incorretamente?

Comment by Jorge 05.25.10 @ 8:54 pm

Prezado Sr Jorge, gostaria de saber como foi feita a colocação da manta? O bidim é tipo de manta geosintética muito boa sim. O procedimento adequado é abrir a vala, colocar a manta, depois a brita e no meio o tubo para drenagem. Depois cobrir com brita, então fechar a manta. Isto é o básico, porém além disso deve-se atentar principalmente para dado como a porosidade do terreno e a inclinação do mesmo para a colocação do sistema de drenagem. Nós recomendamos que você entre em contato com um engenheiro civil que possa te ajudar quanto a melhor forma de fazer a drenagem desse seu terreno.

Comment by admin 05.26.10 @ 8:35 am

Posso plantar grama sobre um ralo de escoamnto de agua no jardim gramado, como proceder.
Grata
Norma

Comment by Norma Reck 08.02.10 @ 12:53 pm

Tenho uma pequena área nos fundos da minha casa com cerca de 18m², e que ainda não possui grama. Toda vez que chove forma uma “piscina”, pois a terra é muito dura (argila amarela) e demora até sua completa absorção. Como faço um bom sistema de drenagem para acabar com esse problema antes de plantar grama ou formar um pequeno jardim? É necessário este procedimento de drenagem? Obrigado.

Comment by Daniel 08.03.10 @ 5:02 pm

onde consigo esses tubos de drenagem

Comment by pablo severo 09.05.10 @ 12:31 am

Paulo, a empresa Petech do Brasil fornece esses tubos a todo o país. entre em contato e certamente o poderão ajudar.

Comment by admin 09.14.10 @ 11:12 am

Sim, drenagem é necessária. Você vai ter que ver a inclinação do terreno e a porosidade do solo. Se a água penetrar muito rapido no solo o mais recomendado é drenagem subterrânea, senão pode-se abrir uma vala no ponto mais baixo do terreno com uma grelha pode onde a água que escorrer possa entrar. O melhor mesmo é consultar um engenheiro agronomo ou civil para te ajudar nesse seu problema.

Comment by admin 09.14.10 @ 11:17 am

Sim, penso que você pode fazer isso se colocar uma estrutura por cima do ralo e nela plantar a grama, deixando um vão lateral suficiente para a entrada da água que eventualmente escorre por esse ralo. Plantar diretamente sobre o ralo pode obstrui-lo e acabar com a função de drenagem do mesmo.

Comment by admin 09.14.10 @ 11:19 am

meu quintal esta abaixo do nível da rua não tem ralo pois meu vizinho de fundo não deixa que a agua do meu quintal seja canalizado ao esgoto dele tenho uma area de +- 3 metros e não sei oque fazer com a água em épocas de chuva ou com água que lavo o quintal.

Comment by maria paixao romualdo 11.21.10 @ 8:54 pm

Maria, infelizmente seria necessário ver o seu quintal para descobrir a melhor opção. Existem várias maneiras de tratar problemas de drenagem, mas é necessário a presença de um profissional para analisar o seu problema e desenvolver a melhor solução para seu problema.

Comment by admin 11.24.10 @ 7:37 pm

posso utilizar tubos de 100 comum de esgoto para fazer uma drenagem de um jardim

Comment by marcelo 01.14.11 @ 11:03 pm

Estou com um problema gigantesco.Construimos uma pequena casa pré fabrica,anexo ao muro de meu vizinho,que por ironia do destino,seu terreno é um pouquinho mais alto que o meu…Pois bem,a casa tem 2 dormitórios e em um deles verte agua principalmente com chuvas.Como não acompanhei a obra,passou despercebido por mim esse item de topografia,uma vez que não domino o tema.Presumo que essa agua que brota do solo,deve ser oriunda do terreno do vizinho.Penso em cortar o piso do quarto,drenar o que for possivel e pedir para que o vizinho faça o mesmo.Seria isso.Por favor me orinte.
Agenor F.Netto-florianopolis sc

Comment by Agennor F.Netto 01.26.11 @ 9:04 am

Não. Os tubos de PVC para esgoto são muito frágeis e não têm resistência lateral para serem enterrados. O produto para esse tipo de uso é o tubo em PEAD para drenagem, junto com a manta geotextil.

Comment by admin 01.26.11 @ 9:20 am

Sr Agennor, obrigado pelo contato. Entendo o seu problema, mas não há como saber exatamente o que aconteceu no seu caso. Podem haver diversas fontes para o seu problema. A drenagem pode ser uma solução, porém o tipo de drenagem e a análise deve ser feita por um profissional adequado até para evitar possíveis gastos desnecessários.

Comment by admin 01.26.11 @ 9:24 am

Gostaria de saber como eu faço para tirar a agua do meu terreno que devido ao exeso de chuva nos meses de janeiro e fevereiro nasce agua de todo o quintal e formo um riu que atravessa a rua.
Eu posso fazer um projeto de paisagismo com que material?
Zeni CL Gonçalves.

Comment by zeni 02.12.11 @ 8:56 pm

Você me passou poucas informações para que eu possa te ajudar.

Comment by admin 02.18.11 @ 11:24 am

Gostaria de saber qual o tamanho (número) da brita utilizada para fazer a drenagem com a manta geotêxtil.

Comment by Myrian 02.27.11 @ 9:07 pm

Olá!!!
Tenho um espacinho, a céu aberto, nos fundos de casa, de cerca de 3x2m, entre a área de serviço e churrasqueira, arranquei o piso deste espaço para fazer um gramadinho e plantar umas plantinhas (não cheguei a destruir o antigo ralo q fica na bem na lateral deste espaço). Como dreno o pedreiro fez uma vala de aproximadamente 20x200cm na largura deste espaço, forrou com brita, pegou um cano de água perfurou-o, enrolou em manta de bedim, colocou na vala em cima da brita, preencheu a vala com mais brita e cobriu com terra.
Resultado: Ganhei uma piscina vermelha (durante certo tempo, depois escoa) e gostaria de solucionar este problema, qual seria o procedimento correto?

Abraço,
Andreza (Taboão da Serra-SP)

Comment by Andreza Britis 04.13.11 @ 10:09 am

Você provavelmente foi vítima de um execução de trabalho
inadequada. Começa pelo tubo de drenagem errado. Se ele colocou um tubo desses de PVC para esgoto então a possibilidade da terra ceder vai ser muito grande. Você precisa de um tubo para drenagem em PEAD que é um tubo que possui rasgos ao longo dele para absorver a água e é altamente resistente a compressão. O procedimento de colocação do tubo que é colocar primeiro a manta na vala, depois a brita, então o duto, depois a brita por cima e enfim você cobre com brita, fecha a manta e dai coloca terra por cima. No blog tem muitas informações sobre como fazer.

Agora exatamente para o seu problema eu só posso alertar quanto a forma correta de aplicação do tubo de drenagem, pois o mais recomendado e ter algum profissional adequado para ver o quanto de drenagem precisa ser feita no seu terreno.

Comment by admin 05.05.11 @ 1:46 pm

posso enterrar alguns canos de concreto de +- 300mm de diametro e colocar brita dentro com areia, isso tudo cano de 1 metro de comprimento, na parte mais baixa do terreno, pois não tenho como canalizar para sair do terreno a agua.

Comment by carlos perkoski 03.06.12 @ 8:38 pm

Bom dia, tenho uma área de 2200 mtrs de gramado e plantio de frutiferas, fiz drenagem com brita e tubos e manta, mas a água continua acumulada e as plantas estão morrendo o que devo fazer? Quando arranca-se as frutas mortas a água sobe na cova, fiz exatamente 5 valas com caimento e quatro de travessado pois o terreno tem 60 de cpompr/36 de largura, mas continua enxarcado. Qual o melhor procedimento? Abro mais drenagem?
Sou tecnica em meio ambiente e estou fazendo esse pomar mas está um caus já fazem 6 meses e nada das plantas desenvolverem ai eu retirei uma e vo que o solo esstá enxarcado, as saidas de agua dos drenos verte agua o dia todo, mas não está sendo suficiente.

abraços

Luciana

Comment by luciana litoldo 06.28.12 @ 11:03 am

Luciana, neste caso você precisa que alguém analise seu caso. A drenagem é afetada por muitos fatores diferentes e há processos específicos para cada. O ideal seria você contratar alguém especializado em drenagem para ir até sua propriedade e desenvolver um projeto específico.

Comment by Administrador 06.28.12 @ 11:11 am

Bom dia o jardim aqui de casa tem um leve desnivel, da rua pra casa, a parte mais alta fica muito umida quando chove vira lama. No meio do jardim (medida 10mt por 4mt.)existe uma saida boca de lobo. Posso fazer drenagem só com pedras? Favor mandar um desenho ou foto de como fazer. Obrigada

Comment by Rosalva 07.20.12 @ 10:00 am

Bom dia, parabéns pelo site.Comprei uma casa com um quintal nos fundos há quase 3 meses e mandei gramar, mas por falta de experiência não atentei à necessidade de fazer drenos. Quando chove muito o terreno alaga quase todo. O terreno não deve ser 100% plano, mas é bem difícil de identificar algum caimento ali. Como identificar a parte mais alta e mais baixa de um terreno assim, quase plano? Qual o profissional que pode analisar e fazer os drenos? Eu mesma posso fazê-los e com caimento para a rede de esgoto? Muito obrigada.

Comment by Jaqueline 09.26.12 @ 11:38 am

Boa tarde
Construí uma casa em um terreno muito grande. Estou tendo problemas com a água da chuva.Contratei um pedreiro que diz ser especialista em drenagem de jardim. Porém ele utiliza método diferente do que você menciona em seu blog ou seja sem a colocação do cano com furos. Está usando a pedra conhecida como rochão. Foi colocada a manta bidim depois as pedras,(em torno de 40 centímetro com pedras) e fechado a manta.Pode colocar terra e plantar grama por cima ou é melhor completar com pedra até a superfície do buraco? Está correto este método?
grato pela atenção.

Adão Panini

Comment by Adão Panini 10.13.12 @ 5:11 pm

Sr Adão, bom dia. Existem vários tipos de drenagem para jardim, mas tudo depende do tipo e tamanho do seu projeto. Só com as informações passadas não da para concluir exatamente qual o seu problema, mas imagino que esteja fazendo uma drenagem comum onde é colocada a manta entre a brita e a terra com uma tubulação na parte de baixo da brita levando o água acumulada para o esgoto. Este tipo de drenagem funciona, mas é um processo antigo e talvez não tão eficiente quanto com uso dos tubos específicos para drenagem. Pelo que consultei se for corretamente aplicado o senhor poderá plantar grama por cima da terra sem problemas. Novamente é importante mensurar o tamanho do seu projeto e o quanto de água se acumula em seu terreno.

Comment by Administrador 10.15.12 @ 10:13 am

Jaqueline, bom dia. Hoje em dia existem empresas especializadas em drenagem e impermeabilização de solos, temos alguns clientes que fazem esse tipo de projeto. Normalmente empresas de impermeabilização também vendem tubos para drenagem e realizam esses projetos. Cuidado para não cair na mão de jardineiros que se dizem especialistas em drenagem, abrir a vala e colocar o tubo é fácil, mas se não fizer direito logo você perderá todo o tubo e manta colocados.

Comment by Administrador 10.15.12 @ 10:17 am

Rosalva, bom dia. Desculpe a demora em responder, mas realmente não posso te orientar dessa maneira. O ideal é chamar uma empresa ou um tecnico que possa lhe orientar. A drenagem se não for feita direito vai gerar um grande retrabalho ou insatisfação.

Comment by Administrador 10.15.12 @ 10:19 am



Deixe um comentário
Line and paragraph breaks automatic, e-mail address never displayed, HTML allowed: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

(obrigatório)

(obrigatório)


Spam Protection by WP-SpamFree